Estamos assistindo agora nos cinemas ao Batman feito por quem é da mesma geração que eu, e portanto, teve as mesmas influências (Ano Um, Retorno do Cavaleiro das Trevas, etc). Esse era o Batman que eu sempre quis ver no cinema. O problema é que quem fazia os filmes nos anos 80 e 90 tinha como referência quadrinhos mais coloridos, os superamigos, e o seriado de TV. Quase duas décadas após Tim Burton, tive o prazer de assistir aos filmes do Batman que eu queria. Ainda acho que Begins, apesar de um bom filme, poderia ter sido uma adaptação fiel da mini-série "Ano Um", mas não se pode ter tudo.
Existem alguns problemas no filme - particularmente não gostei da sequência que envolve os barcos, pois tem-se uma expectativa e acontece outra. Acredito que esta sequencia inteira não combina bem com o resto do filme (por isso gera uma expectativa errada) e se encaixa demais nos padrões americanos hollywoodianos, e não no contexto geral de humanidade e Gotham City do qual o filme fala em todo o resto do tempo.
Também não posso dizer que gostei do fato de terem "desmembrado" o personagem em dois: o cientista de Morgan Freeman (que lembra o assistente de parafernálias tecnológicas do 007) e o Batman em si - que seria reduzido a músculos bem treinados, com uma inteligência "normal".
Conhecido nos quadrinhos por sua mente dedutiva brilhante que colocaria Sherlock Holmes no chinelo, é estranho ele agora precisar de ajuda - mas, como disse, nem tudo é perfeito. Tudo que posso dizer é que um grande passo foi dado. E com o sucesso arrebatador nas bilheterias, vamos ter agora pela frente uma série de filmes "sérios" sobre super-heróis. A própria DC já disse que todas as futuras produções de super-heróis deles serão mais sérias e sinistras, no estilo de Dark Knight. Inclusive os próximos filmes do Super-Homem (uma trilogia épica sendo preparada por Mark Millar) e da Mulher-Maravilha (espero que eles leiam as histórias de Wolfman e Pérez recontando a origem da super-heroína nos anos 80).
Ano que vem também teremos "Watchmen", que eu tanto torci pra nunca ser adaptado para o cinema, e agora mal posso esperar o lançamento.
Tenho quase certeza de que vou me decepcionar com Watchmen. Mesmo tendo em mente que é impossível em um filme só chegar ao resultado da obra impressa, ainda assim creio que ele terá falhas desnecessárias na história.
Pra quem curte filmes sérios de ficção, super-heróis, recomendo "Batman - O Cavaleiro das Trevas." Só lembro que o filme é tenso, sinistro e violento. Se quer assistir filmes bobos e divertidos, fuja deste. Este pode ser comparado com a renovação da série 007 com"Cassino Royale".
Nenhum comentário:
Postar um comentário