segunda-feira, 25 de outubro de 2010

HD Externo Seagate Desktop trocado duas vezes em garantia (com frete por conta do usuário) e acordo não cumprido

No dia 24 de Dezembro de 2009 (!) comprei o HD Seagate Desktop na Americanas.com
O HD chegou após o ano novo, e imediatamente começou a fazer barulhos estranhos de clique, que para mim, usuário e técnico experiente na área de tecnologia e informática, é assustador.
No entanto acreditei que poderia ser resultado de algum outro componente (um cooler talvez) ou o sistema de gerenciamento de energia, e quis enganar a mim mesmo já que ele não apresentou problemas sérios no primeiro dia.
A partir do segundo dia, ao copiar arquivos, ele as vezes desconectava, o que me deixou preocupado, a USB parecia que ressetava, e a cópia era interrompida. Os problemas eram esporádicos e fiquei assim por umas semanas, até que ele começou a fazer isso o tempo todo, e os cliques aumentaram. Comecei a procurar o contato da garantia e o HD estragou no mesmo dia (não ligava mais) enquanto eu estava tentando copiar os dados dele para outro HD interno. Entrei em contato com a garantia, que disse que não recuperava os dados, mas que trocaria por outro. Tive que PAGAR o FRETE de ida, um absurdo considerando meu poder financeiro e o poder financeiro de uma gigante internacional como a seagate. Creio que uns dois meses depois estava tudo resolvido, e recebi um novo HD em mãos, para minha surpresa, exatamente os mesmos fatores anteriores se repetiram, não no primeiro dia, mas no terceiro ou quarto dia começaram os cliques, depois as interrupções durante a cópia, TUDO igual até chegar a morte total, com a diferença que eu entrei em contato com a garantia na mesma hora e o HD morreu em menos de 1 semana de uso.
Queria meu dinheiro de volta (para comprar um SAMSUNG!) pois havia pesquisado na internet e MILHARES de consumidores tinham exatamente as mesmas reclamações quanto a esse produto (Seagate Desktop Expansion) e o super aquecimento dele desde o início não me agradava (sempre que fazia backup total era obrigado a deixar um ventilador grande em cima dele, pois a temperatura beirava os 70º se eu não o fizesse), mas a atendente EVE (do email genérico discsupport@seagate.com), a mesma que havia me atendido bem e providenciado a troca anterior, disse que a Seagate havia aprovado a troca para um produto superior (que acreditava-se não ter os mesmos erros de projeto) chamado Seagate Desk Free. Aqui está o email final dela com a "boa" notícia:
>>> de Seagate Support
>>> para "marcio@scheibel.com.br"
>>> data 31 de agosto de 2010 14:51
>>> assunto Seagate Tech Support [ ref:00D0hhzl.50038UMUb:ref ]
>>>
>>> Ola Marcio,
>>> Foi aprovado a troca para um 1.5 Free Agent Desk. Voce pode mandar o HD com o mesmo RMA >>> com a Declaracao de Pessoa Fisica mais copia de RG e CPF.
>>>
>>> Se tiver qualquer duivda, por favor entre em contato.
>>> Att:
>>> Eve
>>> Seagate Tech Support
>>> ref:00D0hhzl.50038UMUb:re

Hoje, dia 25 de Outubro de 2010 chegou o pacote da intermediadora UPS com o HD da Seagate e para minha surpresa: mandaram o MESMO MODELO de sempre. Nada de DeskFree ou qualquer modelo superior. A caixa mudou e agora tem inscrições em francês, mas fora isso é exatamente o mesmo aparelho. Acredito que querem ficar me enrolando com o troca-troca (sou eu quem pago os fretes mesmo) até acabar a garantia do equipamento.
Um recall deste tipo de equipamento deveria ter sido inciativa da própria Seagate, mas ao invés disso o usuário fica prejudicado, tendo que investir dinheiro e tempo e stress para resolver um problema que era pra ter sido uma solução (backup).

Hoje, quase 1 ANO após meu investimento inicial (hoje um HD externo de 1.5TB custa metade do preço que custava ano passado) - fora os fretes pagos 2 vezes para são paulo,
estou ainda prejudicado, com um produto desvalorizado pela metade do preço da época, correndo risco de perda de dados por falta de espaço para backup.

Eu era consumidor fiel dessa marca há 10 anos. Seagate era minha preferida e eu recomendava como técnico de confiança para dezenas ou centenas de pessoas. Hoje, minha recomendação é que comprem QUALQUER MARCA, menos Seagate. É só olhar na internet.
As coisas relamente mudam, a um ano atrás, eu fugiria da WD e recomendaria Seagate. Hoje, é EXATAMENTE o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário