sábado, 7 de maio de 2011

Thor

 (2011, Kenneth Branagh)

Filme baseado no personagem em quadrinhos criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby em 1962. O personagem é parte do "mundo Marvel" criado pela editora Marvel, em que vários personagens vivem no mesmo planeta Terra, e interagem entre eles. O filme é parte da iniciativa dos Estúdios Marvel de transpor seu "mundo Marvel" para as telas, incluindo a legião de fãs e gerando mais bilheteria, na mesma lógica das continuações e franquias. Pode-se dizer que este é mais um filme da franquia "MARVEL", que foi precedido pelo excelente  "Homem de Ferro", depois "Incrível Hulk" e "Homem de Ferro 2". No final de "Homem de Ferro 2", assim como em todos os outros filmes da franquia, há um link que mostra a interação entre todos estes filmes, no caso, o Agente Coulson encontrando o Martelo do Thor no meio de um deserto. Esta cena aparece idêntica no filme de Thor, que é um filme acima da média dentre os filmes de super-herói, no entanto, com um público muito mais limitado do que homem-de-ferro, pois estamos falando de muita fantasia e ficção aqui.
O filme é visualmente interessante, o design e concepção de asgard e vários aspectos asgardianos não deixa a desejar. Thor também está bem caracterizado e seu uniforme condiz com a história e a premissa do filme. Os três guerreiros (Hogun, Volstagg e Fandral) e Lady Sif no entanto não são tão convincentes para os fãs dos quadrinhos.
O filme tem bons momentos de ação, bons momentos cômicos sem ficar tolo, com boas piadas e boas sacadas.
O romance é um pouco forçado e foi mal construído, mas não chega a comprometer o todo.
A idéia de Asgard em si foi muito bem construída no roteiro. Parabéns ao roteirista e à excelente condução de Kenneth Brannagh.
O filme é recomendado para quem curte os quadrinhos, bem como quem acompanha a franquia marvel ou gosta de filmes de super-heróis.
Dentre a franquia Marvel, acredito que ele só fica abaixo de "Homem-de-Ferro", e é superior a todos os filmes Marvel não comandados pela Marvel (Quarteto Fantástico, Motoqueiro Fantasma, etc)
Novamente, lembrando que pelo excesso de fantasia ele tem um público menos amplo.


P.S.: Não saia antes de acabar os créditos, pois você perderá um link para o futuro filme dos vingadores que inclui algo que aparecerá no filme do "Capitão América", ainda este ano.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir